O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou sua primeira noite sem dor desde a cirurgia no quadril realizada na última sexta-feira (29). Com um sono mais tranquilo, Lula expressou seu desejo de retomar suas atividades políticas, mas os médicos insistem na importância do repouso contínuo, segundo informa a jornalista Mônica Bergamo.
O cardiologista Roberto Kalil Filho, que está à frente da equipe médica que cuida de Lula, reforçou a proibição de atividades intensas e recomendou que o presidente continue se recuperando. Apesar disso, Lula já retomou parte de suas responsabilidades, mantendo contato com senadores e ministros.
De acordo com Mônica Bergamo, Lula realizou chamadas para parlamentares e membros de sua equipe, expressando sua vontade de voltar a se reunir presencialmente. Ele até mesmo sugeriu encontros já para a próxima segunda-feira (9) a alguns interlocutores. No entanto, ministros próximos a Lula indicaram que há um acordo para que todos evitem sobrecarregá-lo, priorizando sua recuperação.