O ex-presidente Lula gravou um vídeo direcionado à Paraíba, nesta terça-feira (12), e comemorou o bombeamento da água da Transposição para o estado, que estava suspenso desde agosto para intervenções estruturantes em uma barragem do Eixo Leste do projeto hídrico.
O rebombeamento da água é atribuído à passagem do presidente Jair Bolsonaro (PSL) ontem por Campina Grande, uma das cidades mais beneficiadas com ás águas do Rio São Francisco. Em Campina, Bolsonaro inaugurou o Complexo Residencial Aluízio Campos.
Entretanto, sem citar nomes, Lula disse que não se importa com quem mandou ligar os equipamentos. Para ele, o importante é que, mas que estará chegando ao Estado.
“Eu leio com muita tristeza que pararam as obras, deixaram de bombear a água para Campina Grande. As pessoas que procedem assim, não sabem o que é para nós nordestinos a água”, disse Lula acrescentando: “Se a água está chegando, eu voltei a sorrir. Eu não sei quem foi lá, mas, só o fato de ter mandado ligar a água eu acho que fizeram a obrigação e que o povo nordestino volte a sorrir e volte a ter esperança”, declarou Lula.
Ainda no vídeo, Lula contou o caso mais marcante na sua vida durante as suas campanhas políticas na Paraíba. De acordo com ele, em um comício na cidade de Sousa, no Sertão do paraibano, ele avistou uma mulher com uma criança do braço e pensou que ela estava pedindo esmola, mas na verdade, queria dinheiro para enterrar o filho que estava morto.
“Na Paraíba foi uma coisa que me marcou profundamente”, disse Lula que também falou de sua proximidade com o Estado e com o Nordeste.
“Sempre tive uma relação extraordinária e um respeito pelo povo da Paraíba e eu queria dizer para vocês que o povo nordestino é predestinado a lutar muito. Para nós, a luta é quase que o ar que a gente respira”, afirmou.
No vídeo, Lula aparece ao lado do ex-governador Ricardo Coutinho, que fez a primeira visita ao petista após sua soltura na última sexta-feira (8), após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir por 6 votos a 5 que condenados em segunda instância não podem ser presos antes do trânsito em julgado.
Neste domingo (17), o petista fará sua primeira visita ao Nordeste após ter sido solto. Ele participará do ‘Festival Lula Livre’, em Recife (PE).