Um morador de Guaraí surpreendeu a todos na cidade ao instalar um ar-condicionado na casinha da cadela de estimação. Wyomar Ramos de Araújo, de 39 anos, conta que colocou o aparelho há cerca de três meses para dar mais conforto à Hana, uma pastor alemão de um ano e um mês. Segundo ele, a cadela é sensivel ao calor intenso do Tocantins. Nos dias mais quentes do ano a sensação térmica pode chegar a até 50° em algumas regiões. De acordo com registro do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura em Guaraí atingiu 40°C nesta terça-feira (22). A cidade fica na região centro-norte do estado.
Araújo diz que a ideia de instalar o ar-condicionado surgiu depois de um dia muito quente, quando ele chegou em casa e encontrou Hana inquieta. “Eu dei água, comida e levei para passear, mas ela continuava agoniada. Liguei a mangueira e dei um banho nela. Hana ficou super feliz. Então percebi que o problema era o calor”, explica.
De acordo com Araújo, a cadela aprovou a ideia. “Nossa no primeiro dia ela quase não sai mais da casinha. Quando ela quer que eu ligue o ar-condicionado fica entrando e saindo de lá, como se estivesse me avisando que está na hora.”
O dono de Hana conta que é instalador de ar-condicionado e diz que resolveu proporcionar à Hana o conforto do qual ele já usufruía. “Se a gente que é ser humano passa mal com esse calor, imagina o bichinho?”
Araújo diz que o tempo que o aparelho fica ligado, depende do dia. Se estiver muito quente, ele explica, o ar-condicionado fica ligado por até duas horas.
O instalador conta que a mulher dele questionou a atitude. “Ela perguntou se a conta de luz não ia vir muito alta. Bom, veio razoavelmente mais cara, mas também temos que lembrar que a energia aumentou recentemente. Eu acho que isso não é um problema. Dá para economizar de outras formas: apagar as lâmpadas, desligar a televisão.”
O dono de Hana não esconde o amor que tem por ela e conta que a casinha ainda vai receber melhorias. “Eu sou muito apegado a ela, desde que era um filhotinho. Na foto dá para ver que a casa ainda não está terminada. Estou pensando em colocar um forro de isopor, rebocar as paredes e colocar um calçamento.”