Ainda não será dessa vez que os profissionais de enfermagem e técnicos receberão o piso em sua integralidade na Paraíba. Essa é a avaliação do presidente da Federação dos Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, nesta sexta-feira (1). De acordo com ele, uma minoria entre os 223 municípios conseguirá pagar integralmente o piso de R$ 4.700 aos quase 7 mil trabalhadores no estado.
“Uma minoria que vai conseguir arcar com o pagamento em sua totalidade. Não conseguem pagar em sua totalidade o piso, pois irão repassar aos trabalhadores o que o Ministério da Saúde mandou. Vai variar de cidade para cidade. Uns receberão o piso por completo e outros receberão em sua parcialidade”, explicou George.
Um levantamento ainda está sendo feito para saber a estimativa de prefeituras que irão conseguir pagar por completo e aquelas que pagarão só de forma parcial. “Sabemos que os grandes municípios já confirmaram que conseguiram pagar, mas isso é uma minoria. Além disso, outros três municípios já anunciaram que não conseguiram arcar com o piso, nem total, nem parcial”, destacou.
“O Ministério da Saúde já foi acionado diversas vezes para fazer o repasse a esses municípios garantindo assim que o recurso venha na sua integralidade para garantir o pagamento do piso”, criticou George sobre as cobranças constantes para garantir a viabilidade do repasse aos trabalhadores.