Os moradores do Sítio Olho D’água, na zona rural do município de Monteiro, têm convivido com uma série de mortes de animais de estimação. De acordo com moradores da zona rural do município, mais de 20 cachorros e dois gatos foram encontrados mortos por envenenamento nos últimos dias.
Os moradores relatam que o veneno é colocado em pedaços de carne, salsicha e são espalhados próximos a árvores e nas estradas próximos a residências, onde normalmente os animas se encontram. Foram encontrados por moradores pedaços de carnes com um pó preto que eles dizem ser chumbinho, veneno fatal, que provocar a morte no exato momento que ingerido.
Populares suspeitam que alguém jogou os pedaços de carnes enquanto durante a noite, mas não sabem apontar algum suspeito por ausência de provas. Eles acreditam que seja alguém da própria comunidade. Os moradores pedem que as autoridades visitem a comunidade e escute depoimentos para que providências sejam tomadas.
A violência contra cães e gatos é real e acontece todos os dias, principalmente em centros urbanos. Porém, até agora não existia uma lei que pudesse punir de fato os agressores. Este ano, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de Lei que torna crime matar ou abandonar os animais, com pena de até 3 anos de prisão. (O Pipoco).