De sorriso bonito e olhar simples. Tímida, mas muito segura em suas palavras. Essa é Liliane Coelho Vieira, uma Pratense de 17 anos, nascida na comunidade rural “Cabeça do Boi”, a jovem tem muito que comemorar. Liliane Coelho foi aprovada em quatro universidades, sendo três públicas (UFPB em João Pessoa, UFPE em Recife e UPE de Pernambuco) e uma privada, através no Prouni e na Fapac de Tocantins, todas no curso de medicina.
A jovem, que sempre estudou em escolas públicas, é oriunda da Escola Estadual da Prata e em 2013 passou em vários cursos com uma boa pontuação no Enem, mas ela não desistiu do seu sonho: Cursar Medicina.
Liliane não se preocupou com as dificuldades que estava para enfrentar e com a ajuda da família e de amigos foi morar em Campina Grande, onde passou a ser bolsista do Colégio Motiva, no cursinho Promédico. Lá ela traçou seus caminhos com dedicação, foco e muita persistência para chegar a seu sonho.
Com professores altamente capacitados e uma excelente estrutura física e pedagógica, no Motiva Liliane aperfeiçoou seus métodos de estudo. A dedicação dos professores do Motiva permitiu a jovem a aprender técnicas de assimilar conteúdo, que antes lhe parecia difícil. Liliane afirmou que “em um ano de Motiva, que aprendeu mais que três anos no ensino médio”.
A saudade da família era o combustível que ela tinha para vencer os livros, as leituras e os inúmeros exercícios a sua mesa de estudo. Todos os dias Liliane superava suas metas, pois ela tinha certeza que muitos torciam para seu sucesso.
Jacquelline Oliveira