O Ministério da Saúde irá adotar novas orientações para organização da vacinação contra a Covid-19 nos estados e municípios. De acordo com as informações do jornal Folha de São Paulo, as medidas incluem enviar doses para professores e trabalhadores da educação em todo o país, grupo que é o próximo da lista prioritária e, na sequência, abrir espaço para o início da vacinação em alguns locais também por faixa etária, em pessoas com menos de 59 anos.
A proposta foi aprovada nesta quinta-feira (27) em reunião com os demais gestores do SUS, como representantes de secretários estaduais e municipais de saúde e deve se tornar realidade a partir do fim da vacinação dos demais grupos prioritários previstos no plano de vacinação.
Passada essa etapa, que na prática já ocorre em diversos estados, seria aberta a possibilidade também de iniciar, em alguns locais, o início da vacinação por faixa etária, que iria da maior para a menor idade —pessoas de 59 a 55 anos, seguido de 54 a 50 anos e assim por diante.
Para que o início da vacinação por faixa etária possa ocorrer, municípios devem pactuar a estratégia em conjunto com os estados em comissões técnicas e reservar uma parte das doses para manter a imunização dos grupos prioritários.
Uma nota técnica que detalha as medidas deve ser divulgada nesta sexta (28).