O monteirense Edclarlos Antônio Tenório Xavier integrou a primeira equipe da Força Nacional do SUS no Território Yanomamis, em Roraima, para resgatar índios em decorrência da invasão de garimpeiros.
Em contato com o Cariri Ligado, Edcarlos afirmou que o grupo formado por profissionais de todas as regiões do país atua de forma voluntária, visando principalmente crianças desidratadas, de baixo peso e com outros problemas de saúde. Esta já é a quarta missão que Edcarlos participa em território nacional.
A Terra Yanomami é considerada a maior reserva indígena do Brasil, com uma área total prevista em cerca de 10 hectares (100 mil metros quadrados), que abrigam 371 comunidades e quase 30 mil pessoas. Atualmente, porém, foi denunciado que a área vinha sofrendo, há meses, com a exploração ilegal de minérios, que provocou grande poluição nos rios e diminuição considerável na área habitável, sendo essa uma das maiores crises humanitárias e sanitárias do país na última década.
O monteirense Edcarlos é filho de Raminho da Padaria e Didiu Técnica de Enfermagem.
Veja fotos no slide acima.
OBS.: Na verdade, a área da reserva Yanomami é de 9,664,975 (9,6 milhões) de hectares, e não 10 hectares.
A matéria não explica onde fica Monteiro, em que estado. Pra ficar mais claro para pessoas de outras regiões, deve ser uma matéria mais detalhada.
ola boa tarde …e muito gratificante esse trabalho com o povo yanomami.,,eu trabalhei e vivencie por 6 anos a realidade de todos eles ..principalmente no polo base surucucu….gostaria muito de trabalhar com eles novamente…estou desempregada moro de aluguel …sou tecnica em enfermagem e instrumentadora cirurgica….eu parabenizo todos vcs por esse trabalho que estao realizando om o povo yanomamis….meu numero e 95991619407 …