Monteiro, na região do Cariri paraibano, aderiu ao movimento liderado pela Frente Nacional de Prefeitos para criar um consórcio de municípios para compra direta de vacinas contra a Covid-19. A prefeita Anna Lorena assinou a manifestação de interesse nesta quinta-feira, 04.
A assinatura do documento é o primeiro passo para abrir o consórcio público, que pode facilitar e reduzir custos para compra de vacinas, equipamentos, remédios e suprimentos para enfrentar a pandemia.
“Este é um grande e importante passo que nos coloca mais próximos de uma quantidade maior de vacinas para a população monteirense. Vamos enfrentar mais esta luta para que possamos ter menos preocupações com o coronavírus “, afirma Lorena.
Até agora, Monteiro já imunizou até esta quarta-feira, 03, 22 idosos institucionalizados, 90 idosos acamados acima de 80 anos, 182 idosos acima de 90 anos, 533 idosos acima de 80 anos e 749 trabalhadores da saúde, segundo dados oficiais da Secretaria Municipal de Saúde.
“Precisamos de uma distribuição em escala maior, que permita a vacinação de todos os públicos prioritários e outros grupos que consideramos importantes serem imunizados para que nossas atividades possam fluir”, frisou a secretária de saúde, Paula Oliveira.
O prazo para manifestação de interesse dos municípios termina na sexta-feira (5) e a previsão é que a associação seja constituída até 22 de março. Somente após a constituição legal, com a criação de um CNPJ e a escolha de diretoria, o consórcio poderá fazer a compra de vacinas.