Desde que foram comprovados os malefícios do cigarro, fumar deixou de ser sinônimo de elegância. São mais de 40 doenças relacionadas ao tabagismo que entre os homens diminuem o tempo de vida em dez anos, estando as mulheres em situação ainda pior, já que reduz em 14 anos sua longevidade. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde de Monteiro iniciou há seis meses um trabalho de combate ao tabagismo, a partir da criação de um grupo com fumantes.
O grupo recebe palestras, consultas com médicos, psicólogos, enfermeiras e terapia ocupacional com educador físico. A participação se dá a partir de uma adesão voluntária de fumantes, que procuram a Secretaria de Saúde para se cadastrarem e terem acesso ao serviço, além de medicamentos, gratuitamente.
O primeiro grupo contou com 16 participantes e o foco principal dos trabalhos foi desenvolver neles habilidades para fortalecê-los a não recair no vício ao longo e após o tratamento. Durante seis meses de atividades, alguns tabagistas optaram por fazer uso de medicamento para facilitar a fuga ao vício. A Secretaria de Saúde disponibilizou gratuitamente adesivos, goma de mascar e comprimidos desde o início do tratamento.
Segundo Anderson Bezerra Leite, coordenador do Nasf Monteiro, o ingresso no grupo se dá através de uma seleção com aplicação de questionário, onde os participantes demonstram o real desejo de largar o vício. No primeiro mês de tratamento são realizadas reuniões semanais com os fumantes, no segundo passam a ser quinzenais e do terceiro ao sexto mês, faz-se uma reunião mensal.
Um novo grupo já foi iniciado no último dia 19 de agosto com mais 16 pessoas. As reuniões acontecem no PSF 7.