A 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental foi realizada no município de Monteiro através da Secretaria Municipal da Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, e teve como objetivo geral, propor diretrizes para a formulação da Política Municipal de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas e ações de Saúde Mental para todo o Território municipal.
A Conferência que teve por tema central “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantias dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, avaliou e discutiu a situação da Saúde Mental da população no território municipal nos quesitos de análise do resultado das ações e serviços prestados pela Rede.
Durante o evento, diversos materiais artísticos produzidos pelos usuários da Rede de Saúde Mental do Município estiveram expostos. Ainda na oportunidade um dos usuários do serviço realizou uma apresentação musical.
Dentre as avaliações, foram eleitas as seguintes prioridades:
Capacitar os profissionais da Rede de atuação psicossocial, redução de danos, prevenção ao suicídio, atenção especificada de acordo com a população (LGBTQIAP+, negra, infanto-juvenil, transtornos específicos de aprendizagem, violência contra a mulher e pessoas com deficiência); Instituir o Programa Municipal de Proteção à saúde mental dos estudantes da educação básica; Adequação do setor para atendimento infanto-juvenil dentro do Ambulatório de Saúde Mental, investindo na capacitação dos profissionais, entre outros.
Participaram dos debates autoridades em saúde, autoridades em geral, familiares e usuários do Serviço Municipal de Saúde Mental e a população em geral.
A prefeita Anna Lorena, que participou por vídeo, destacou durante a Conferência todos os serviços que já vem sendo executados pela Rede Municipal, frisando que este o momento definiria os próximos para os futuros investimentos na área.