Segundo dados oficiais divulgados pelo TRE-PB, Monteiro, maior município do Cariri, é também a cidade com menor índice de eleitores recadastrados.
Com objetivo de revisar os títulos de 37.508 eleitores, pouco mais de 11 mil foram recadastrados faltando revisar 27.083 pessoas, o que equivale a 72,21% dos eleitores da cidade.
Pelo levantamento, o município com maior índice de recadastramento biométrico é Serra Branca, mas mesmo assim não atingiu sequer 50% dos eleitores. Na 58ª Zona Eleitoral, faltam revisar 5.526 eleitores, 55,79% do total, mas foram recadastrados 4.379 pessoas de um total de 9.905 eleitores.
Pela ordem das principais cidades da região com maior recadastramento realizado pela Justiça Eleitoral estão os municípios de Serra Branca, Juazeirinho, Sumé e Taperoá. Com exceção de Serra Branca, em todos faltam recadastrar mais de 60% dos eleitores, o que preocupa as autoridades e faz com que a Justiça Eleitoral convoque a população para não deixar a revisão para última hora.
O recadastramento biométrico seguirá até os primeiros meses do próximo ano e o eleitor que não comparecer dentro do prazo estabelecido terá o título cancelado. Os faltosos ainda terão o cancelamento do CPF, benefícios sociais, não poderá obter passaporte, participar de licitações, tomar posse em cargos públicos e até se matricular em instituições públicas de ensino.
Para se recadastrar, os interessados deverão comparecer munidos de documento de identidade, comprovante de domicílio e Título Eleitoral ou documento comprobatório da condição de eleitor, além do CPF. (De Olho no Cariri)