Graças ao empenho da prefeita Anna Lorena, veio a confirmação esta semana da coordenação do programa Garantia Safra na Paraíba que Monteiro consta na listagem dos municípios que terão direito a receber as parcelas do programa neste ano de 2021.
As cidades que serão contempladas são: Alcantil, Barra de São Miguel, Boa Vista, Boqueirão, Cabaceiras, Camalaú, Caturité, Monteiro, Prata, São Domingos do Cariri, São João do Cariri, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro, Taperoá e Zabelê.
Além destas parcelas relativas ao programa de 2019/2020, a prefeita de Monteiro assinou no dia 12 de janeiro, o Termo de Adesão que faz com que o município possa participar do Garantia Safra 2020/2021.
A assinatura do termo sempre dentro do prazo estipulado representa o compromisso da Gestão com o agricultor monteirense.
Além disso, na primeira gestão da prefeita Anna Lorena o número de agricultores alcançados pelo programa social aumentou consideravelmente. Em 2020 foram 1.107 agricultores cadastrados no programa.
O Garantia-Safra tem o objetivo de garantir a segurança alimentar de agricultores familiares que residam em regiões sujeitas à perda de safra, por razão de estiagem ou enchentes. Têm direito a receber o benefício os agricultores com renda mensal de até um salário mínimo e meio, quando tiverem perda de produção em seus municípios igual ou superior a 50%.
Ao todo, 76 municípios tiveram perda decretada.
Segundo o coordenador do programa, Alessandro Silva, as perdas são decretadas a partir de laudos enviados por órgãos como a Empaer, INMET, IBGE e outros e o pagamento da contrapartida municipal é sim, fator fundamental para que seja facilitada a análise e posterior contemplação do município.