A educação de Monteiro é outra de seis anos para cá. Ao longo da gestão Edna Henrique, o município reformou diversas escolas, ganhou várias outras, aumentou o número de vagas, modernizou com a aquisição de novos equipamentos e implantou diversos programas educacionais. Em seu segundo mandato, a prefeita Edna Henrique não diminuiu em nada o ritmo de ações na educação e nesse momento está executando obras que somadas geram um investimento superior a R$ 6 milhões na educação de Monteiro.
A Secretaria de Educação, entre suas primeiras iniciativas, construiu o PAR (Programa de Ações Articuladas) e nele previu várias obras que foram conseguidas em sua maioria com o Governo Federal através de projetos técnicos. Mesmo após várias obras já construídas e inauguradas, a Prefeitura de Monteiro hoje está construindo mais três escolas na zona rural, uma creche escola, três novas quadras cobertas, além da reforma de mais dois prédios que se transformarão em modernos equipamentos de ensino.
Na zona rural, setor que recebeu especial atenção nesta gestão, a Secretaria de Educação está construindo escolas nas comunidades de Cacimba de Cima, Santa Catarina e Queimadas. Uma creche escola está em fase de construção no Assentamento Santa Catarina. Já as quadras cobertas estão sendo erguidas na Escola Tiradentes, na Vila Popular, na creche escola Dr. Fernando Bezerra Paraguay, na Vila Santa Maria, além da cobertura que está sendo instalada na Escola Adalice Remígio Gomes, no conjunto do Mutirão.
A Secretaria de Educação também está reformando o antigo prédio da Secretaria de Educação, onde funcionará em breve o anexo da Escola Tiradentes, aumentando a capacidade de acolhimento de alunos de uma das mais procuradas instituições de ensino de Monteiro. O prédio onde funcionará o Núcleo de Atendimento Educacional Especializado, espaço destinado aos alunos especiais, também está sendo reformado.
Segundo a secretária de Educação, Ana Lima, as obras só estão sendo possíveis graças à equipe técnica montada pela prefeita Edna Henrique. “Quando a prefeita assumiu o primeiro mandato em 2009, ela determinou que selecionássemos os melhores profissionais na construção de projetos para os Governos Federal e Estadual. Assim fizemos, cadastramos permanentemente diversos pleitos e paulatinamente eles vão se tornando uma realidade que muda outra realidade: a da educação do nosso município”, salientou Ana Lima.