O Ministério da Saúde reconheceu as iniciativas adotadas pelo município de Monteiro com relação ao enfrentamento à pandemia de Covid-19.
Durante a reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), Monteiro, dentre 15 municípios da Paraíba, sendo apenas três da região do Cariri, foi contemplada com o Certificado Reconhecimento da Atenção Primária à Saúde, reconhecimento dado pelo Ministro da Saúde Marcelo Queiroga.
As Unidades Básicas de Saúde de Monteiro tornam-se oficialmente reconhecidas por seguirem o padrão de qualidade aliado ao estabelecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por preencher todos os requisitos exigidos para a certificação, que tem como base o Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção Primária à Saúde – PCBP, instituído pela ANS em 13 de dezembro de 2018, por meio da Resolução Normativa nº 440.
O objetivo da Certificação é estimular melhorias na saúde suplementar no que diz respeito, principalmente, ao acesso à rede prestadora de serviços, à qualidade da atenção à saúde, e à experiência do beneficiário.
“Nossas Unidades Básicas trabalham de forma onde o paciente é o centro do atendimento. Ou seja, focamos em bons resultados, com uma equipe multidisciplinar que acompanha cada paciente em busca de um bom desfecho clínico. Vemos essa certificação como um reconhecimento e um incentivo para que continuemos fazendo da saúde de Monteiro um motivo de destaque”, comenta a secretária Paula Oliveira.