A Secretaria de Saúde de Monteiro promoveu nesta terça-feira (07) na sede da UEPB em Monteiro sua 6ª Conferência Municipal de Saúde com usuários e profissionais do setor. O evento contou com a presença da secretária de saúde do município, Anna Lorena, do vice-prefeito Cajó Menezes, da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Adalgisa Gadelha, representante da 5ª Gerência de Saúde do Estado, outros secretários municipais e foi palestrado pelo assessor técnico do COSEMS-PB, Dr. Nelson Calzavara.
A palestra principal da conferência teve como tema: “Saúde Pública com Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”. Na discussão, Nelson Calzavara ressaltou o ambiente político-social vivido pelo Brasil, que favorece propostas que enfraquecem os direitos do cidadão a uma saúde de qualidade.
Nelson Calzavara afirmou ainda que o grande desafio da Nação é continuar a oferecer uma saúde pública, sem perder de vista à qualidade e a humanização dos serviços. “Para isso se faz necessária à preservação de investimentos já destinados ao SUS, mas sua gradativa ampliação”, pontuou ele.
Ana Lorena, secretária de saúde do município de Monteiro, destacou que a saúde pública deve ser entendida como um direito de cidadania, em contraposição à mercantilização e privatização a que hoje está sujeita.
Ainda segundo ela: “O município de Monteiro é um dos principais exemplos onde se evidencia o quanto a situação de saúde da população melhorou com a sua municipalização após a criação do SUS, contudo, assim como os demais municípios e estados brasileiros, sofre ataques setoriais conservadores e do mercado que colocam em risco sua consolidação, decorrentes de problemas econômicos, políticos e sociais ainda não equacionados: é preciso impedir a desconstitucionalização do SUS”.
Participaria da 6ª Conferência Municipal de Saúde de Monteiro o secretário adjunto de saúde de Maceió, Dr. Joelligton Medeiros, que por problemas de saúde precisou cancelar a agenda. Após a plenária e debates subsequentes, foram elaboradas e aprovadas propostas do município de Monteiro para a 8ª Conferência Estadual de Saúde, assim como eleitos 8 delegados e 8 suplentes para sua representação no evento estadual.