A Prefeitura de Monteiro e a 5ª Gerência Regional de Saúde tem intensificado as ações relativas de combate ao mosquito transmissor da Dengue no município, principalmente neste período chuvoso em que o risco é maior.
De acordo com o Gerente Regional de Saúde, Cícero Roberto, esta semana o tradicional carro fumacê está atuando em todo o município no combate ao mosquito transmissor.
“Além do carro do fumacê, estamos coordenando junto com o setor de Vigilância em Saúde, uma grande campanha de conscientização, que vai envolver escolas, igrejas, associações, comércio local, imprensa, autoridades, formadores de opinião, com palestras, encontros e muita prevenção”, disse o Gerente Regional.
Já a Secretária Municipal de Saúde, Lorena Dr Chico, afirmou que a Secretaria está completamente envolvida nas ações de prevenção contra a Dengue e também contribuindo para que o problema não tome proporções preocupantes.
Ela falou sobre uma matéria veiculada pela a imprensa que coloca Monteiro em terceiro lugar no índice de casos de pessoas infectadas pela Dengue e acrescentou que a informação não é a realidade, esclarecendo que o município de Monteiro tem registrados os casos e feito o monitoramento através do SINAN Online e que 191 municípios ainda não alimentam o sistema, que termina não tendo como ter um resultado real do restante do Estado.
“A Secretaria de Saúde tem trabalhado com os agentes de endemias, com toda a equipe de vigilância e os demais profissionais da saúde, para localizar e combater possíveis focos em locais de maior vulnerabilidade. Agora é importante a participação da população dentro desse processo evitando deixar as caixas d´águas descobertas e principalmente nesse período de chuvas deixar água acumulada”, disse a Secretária Ana Lorena.
A Secretária de Saúde acrescentou que o trabalho está sendo realizado com divulgação em emissoras de rádios e panfletagem de campanhas de orientação.
A Vigilância em Saúde de Monteiro também distribui periodicamente o peixinho BUP, que se alimenta das larvas que podem gerar o mosquito e os agentes de saúde tem cuidado da limpeza dos reservatórios de água parada em residências de todo o município, sempre vigilantes em relação à conservação adequada e de evitar a criação de possíveis criatórios do mosquito.
A Gerência de Saúde promoveu recentemente uma capacitação para enfermeiros e médicos da região do Cariri, para o aperfeiçoamento no manejo de possíveis pacientes da Dengue.