O Hemocentro da Paraíba, através da 5ª Gerência Regional de Saúde em parceria com a Prefeitura de Monteiro, realizará, na próxima terça-feira, 26, uma coleta de sangue na cidade, oportunidade que fará o cadastramento daqueles interessados em fazer doação de medula.
A coleta é resultante dos pedidos da população, que têm que se deslocar à Campina Grande para realizar doações. A diretora do Hemonúcleo de Monteiro, Joyce Cavalcante, conta que a parceria com a Prefeitura possibilitou a realização desta campanha de coleta, e disse “o apoio da Secretaria de Saúde foi indispensável. Atenderemos aos pedidos da população, que agora poderão realizar a doação de sangue com mais conforto aqui em Monteiro.
Dependendo da procura, o Governo do Estado poderá realizar esta movimentação de forma mais assídua, então, pedimos que venham doar e fazer parte desta ação de solidariedade”.
A prefeita Anna Lorena comemorou a notícia ao lado da equipe do Hemonúcleo e fez questão de convocar a população: “Nossos pedidos foram atendidos, então vamos mostrar que somos solidários, vamos comparecer a esta campanha de doação de sangue, vamos fazer o cadastro de doação de medula, enfim, vamos ajudar a salvar vidas! Estão todos convocados!”.
A doação
Entre os pré-requisitos, o doador deve ter de 16 a 69 anos, sendo que com 16 e 17 anos os doadores devem comparecer acompanhados de representante legal, e a partir de 60 anos se já for doador.
Também é necessário ter peso acima de 50kg, portar documento oficial com foto, não ter ingerido bebida alcoólica e ter dormido, no mínimo, seis horas na noite anterior à doação, bem como comparecer bem alimentado.
Pessoas que tiveram o Coronavírus também podem doar, desde que já tenham passado 30 dias da cura. Para quem foi vacinado, a orientação é doar 48h após a vacina da Coronavac ou 7 dias após a imunização por AstraZeneca, Pfizer ou Janssen.