Março é o mês escolhido para conscientização e prevenção ao câncer colorretal. A doença se manifesta na presença de tumores alocados na região do intestino grosso chamada cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus) e no ânus. A cor escolhida para esta campanha é o azul marinho.
Este mês foi escolhido porque em 27 de março é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Intestino. A data é lembrada em todo o país como símbolo de prevenção e tratamento da enfermidade. A doença se desenvolve gradativamente por uma alteração nas células que começam a crescer de forma desordenada e sem apresentar qualquer sintoma.
Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. Esta neoplasia é tratável e, na maioria dos casos, curável ao ser detectado precocemente, principalmente quando ainda não se espalhou para outros órgãos. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de cura da doença.
É uma doença tratável e frequentemente curável. O tratamento depende, principalmente, do tamanho, localização e extensão do tumor. A colonoscopia é o principal exame para o rastreamento do câncer colorretal.
Com essas informações e preocupada com o bem estar da população, a Secretaria de Saúde do município de Monteiro informa que apresentando qualquer sintoma, o paciente deve procurar uma unidade de saúde, pois quanto mais rápido for, mais eficácia terá o tratamento e mais chances de cura terá o paciente.