A Superintendência de Trânsito e Transportes de Monteiro – MONTRAN, deu início no último dia 10 de março, a implantação da sinalização vertical de advertência nas áreas escolares do município, atendendo as escolas da rede municipal, estadual e particular, localizadas no perímetro urbano.
Com o intuito de chamar a atenção dos condutores e pedestres para essas áreas, onde se deve trafegar com atenção redobrada, as sinalizações verticais de advertência devem ser utilizadas sempre que o perigo não se evidencie por si só. Desta forma tanto o condutor como o pedestre, deverão transitar de forma segura pelas áreas sinalizadas.
De acordo com o superintendente da MONTRAN, Valdecy Silva, estão sendo implantadas sinalizações de advertência em todas as escolas da zona urbana do município, como exemplos podem ser citadas as escolas: Maria do Socorro Aragão, Tiradentes, CEI Napoleão Santa Cruz Neto, FACEC, Maria Lauricéia de Freitas, Jansen Filho, Escola Monteiro Lobato; as estaduais: Miguel Santa Cruz e João de Oliveira. Já com sinalização presente, em andamento estão a Creche Francisca Mineiro, Colégio Instituto José Pereira e a Escola de Idiomas EASY, que também receberão muito em breve a sinalização.
Para o superintendente, a sinalização tem por finalidade alertar aos usuários sobre as condições potencialmente perigosas, obstáculos ou restrições existentes na via ou adjacentes a ela, indicando a natureza dessas situações à frente, quer sejam permanentes ou eventuais. “Essa sinalização é muito importante para a população em especial as famílias e alunos das escolas do município de forma em alertar vários fatores para um transito seguro para todos.” Disse Valdecy
Essa sinalização exige geralmente uma redução de velocidade com o objetivo de propiciar maior segurança de trânsito. Além de possuir caráter de advertência de acordo com as exigências contidas no Código de Trânsito Brasileiro – CTB que atribui ao órgão ou entidade com circunscrição/ jurisdição sobre a via, a promoção de condições para um trânsito mais seguro.