O Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba determinou algumas ações de prevenção ao contágio pelo coronavírus. As medidas foram publicadas no Diário Oficial desta segunda-feira (16).
Considerando a classificação do coronavírus como pandemia, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os setores administrativos devem mantém o atendimento presencial necessário para garantir o funcionamento da unidade e também o cumprimento das demandas dos gabinetes e áreas administrativas.
No entanto, algumas suspensões foram determinadas temporariamente, como o acesso do público externo À biblioteca; realização de eventos; e atendimento presencial do público externo que puder ser atendido por meio eletrônico.
Além disso, os membros, servidores, colaboradores e estagiários devem manter de preferências nas sedes das Procuradorias da República na Paraíba contatos por meio eletrônico e/ou telefônico, inclusive para tratar de assuntos do trabalho. Como medida de prevenção, deve-se evitar ao máximo a comunicação pessoal.
O ponto eletrônico também vai deixar de ser usado momentaneamente. Um sistema irá registrar a frequência dos servidores e estagiários em regime de trabalho remoto.
Sobre as medidas de higiene, os funcionários que são responsáveis pela limpeza do órgão devem ser orientados a reforçarem as medidads de limpeza e desinfecção das superfícies e demais espaços, com a utilização de detergente neutro e desinfecção com álcool 70% ou hipoclorito de sódio.