A prefeita do município de Monteiro, no Cariri paraibano, recebeu o Procurador de Justiça do Ministério Público Estadual, Dr. Francisco Sagres juntamente com os promotores José Farias e Raniere da Silva para a Audiência Pública Preparatória para a Implantação da Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos.
O evento contou também com a participação de cerca de 500 pessoas entre populares, estudantes, trabalhadores em educação, saúde, infraestrutura, procuradoria e outros setores da administração pública, não só do município de Monteiro, como de diversas cidades do Cariri, representantes das comunidades religiosas, além do representante da Federação das Associações de municípios da Paraíba – FAMUP, Pedro Dantas e do Presidente da Câmara de Vereadores de Monteiro, Cajó Menezes.
Em sua fala, Dr. Francisco Sagres fez questão de frisar sua história com o município onde teve oportunidade de servir a população como promotor, bem como elogiou o evento que destacou como o maior da Paraíba com participação popular e organização.
Já em sua palestra, o promotor José Farias realizou uma explanação com diversos dados e informações sobre a extinção dos lixões nas cidades e dentre os pontos de maior repercussão estão a mobilização para a implantação da coleta seletiva com a participação de todos da sociedade, principalmente com ações integradas entre a educação e os demais setores com início previsto para março de 2020.
A questão dos catadores de material reciclado também foi abordado em um momento onde o público pode participar com questionamentos, onde as dúvidas foram sanadas. Neste sentido durante sua fala, Dr. Farias explanou sobre as metas para beneficiar os profissionais, a exemplo da formalização do trabalho por meio da criação de uma associação para o desenvolvimento de uma rede de economia solidária.
Outro ponto abordado foi em relação à coleta na zona rural, onde os proprietários podem realizar o mesmo sistema de coleta implantado no município, porém as etapas realizadas no próprio local como o acondicionamento dos rejeitos em células de descarte, contribuindo assim para o meio ambiente de diversas formas.
Por fim, após a abordagem de toda a temática, os presentes decidiram pela realização de uma reunião no dia 10 de dezembro para os acertos da campanha de coleta seletiva nas instituições educacionais, como mais uma ferramenta para a grande ação que já tem a previsão para acontecer nas primeiras semanas de 2020.
“Precisamos nos engajar nesta proposta para que toda nossa cidade possa ganhar em qualidade de vida para os trabalhadores que fazem da reciclagem um meio de vida, além de novos hábitos em nossas casas. Esta é uma grande rede de ações que beneficia nossa casa, nossas ruas, a vida de outras pessoas e a natureza. Deixo aqui meu agradecimento aos representantes do Ministério Público Estadual que vem nos ajudando nesta luta, nos apontando os melhores direcionamentos e enfrentando conosco esta jornada”, disse a prefeita Anna Lorena em entrevista logo após a finalização do evento.