O Cunhã Coletivo Feminista em parceria com o Centro da Mulher 08 de Março e o CONCERNE Universal, realizaram na manhã desta quinta-feira (13), na cidade de Monteiro, uma grande atividade ainda alusiva ao Dia Internacional da Mulher.
Entre os temas trabalhados no evento que ocorreu no período da manhã na Praça João Pessoa, estava o destaque para o trabalho produtivo realizado pelas mulheres do Cariri.
Participaram da mobilização caravanas de mulheres de São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro, Zabelê, Camalaú, Congo, Monteiro, Prata e Sumé.
As mulheres caririzeiras atualmente trabalham em diversas frentes produzindo renda renascença, beneficiamento de pescado, artesanato geral, vassouras ecológicas, hortaliças dentro de normas agroecológicas, entre outros.
“Além da valorização da nossa produção, também temos hoje como destaque no evento a luta pela ocupação cada vez maior de espaços pelas mulheres em diversas áreas, inclusive em cargos onde ainda predomina o machismo”, disse Lúcia Lira, coordenadora de trabalho e de autonomia ecológica do Cunhã.
Outra bandeira de luta defendida é a de instalação de uma Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher no Cariri. Foi lançada também a campanha NO CARIRI TEM MULHERES DE FIBRA E DE RENDA E DE PESCA. Esta campanha esta sendo veiculada em meios de comunicação através de spots em TV e rádio, internet e impressos.
Pra encerrar o evento houve apresentações culturais com Vera Lima, voz e violão, de João Pessoa, e Coco de Roda da comunidade de Algodão de Jandaíra, da cidade do Congo.