A Prefeitura de Sumé conseguiu mais um investimento para beneficiar o homem do campo e ajudá-lo a ter acesso a água por meio de outras tecnologias, além das cisternas de placas.
Trata-se do Programa Segunda Água, executado em parceria com os Governos Estaduais e Governo Federal, via Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
O Programa prevê outras alternativas de acesso à água ao homem do campo, como a barragem subterrânea, cisterna de calçadão, cisterna de enxurrada e barreiro trincheira.
Nesta sexta-feira (05), o Projeto foi apresentado a alguns agricultores do município pelo técnico do Centro Vida Nordeste, Roberto Barros e pelo secretário de Agricultura, Nilson Brito.
Inicialmente serão beneficiadas 64 famílias. A prioridade é das famílias que já foram atendidas com o Programa Cisternas e das que moram e produzem na propriedade.
O Centro Vida Nordeste será a entidade executora do programa no município junto com a Prefeitura. O diretor, Roberto Barros, disse que neste primeiro momento acontece a apresentação do projeto, em seguida serão feitas as visitas in loco para identificar se a família está apta a receber a tecnologia.
A identificação será feita conforme as necessidades hídricas e as características e possibilidades de implementação. Também são avaliadas as condições de solo e localização adequada para a implementação das tecnologias.
A proposta do programa é que futuramente todos os agricultores tenham acesso ao benefício e que possibilite o desenvolvimento econômico, social e ambiental de maneira sustentável dos agricultores familiares.