O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Sumé, por meio da Secrearia Municipal de Saúde, realiza de 12 a 16 de maio, a IV Semana da Luta Antimanicomial com algumas atvidades que acontecerão esta semana para os usuários do Centro de Atenção.
O tema da campanha deste ano no município é “O Cuidado com Pacientes Psicóticos da Rede de Atenção Psicossocial”. Entre as atividades programadas serão realizadas rodas de conversa sobre saúde mental nas equipes de Saúde da Família, durante esta segunda-feira (12).
Na terça-feira (13) e na quinta-feira (15), acontece o encontro dos usuários dos CAPS de Sumé e Monteiro. Na quarta-feira (14) haverá um Seminário no CDSA/UFCG, com a professora Adriana Meira, sob o tema: “Plantando Flores: Uma alternativa não- repressiva no cuidado às pessoas com transtornos mentais”. A palestra faz parte do projeto da UFCG “Sumé com Flores”, que conta com a participação dos usuários do CAPS Sumé.
A Semana da Luta Antimanicomial se encerra na sexta-feira (16), às 09h, no CAPS, com uma roda de conversa sobre os 13 anos da Lei 10.216: Avanços e Retrocessos da Luta Antimanicomial.
Desde a implantação do CAPS em Sumé, há quatro anos, a Secretaria Municipal de Saúde chama a atenção da comunidade para a data da Luta Antimanicomial, 18 de maio, com o objetivo de dar continuidade às discussões sobre as questões sociais e culturais da saúde de pessoas acometidas por transtornos mentais, na perspectiva de um tratamento humanizado que busque a ressocialização desses sujeitos e a potencialização de suas capacidades.
Mais informações sobre o trabalho do CAPS Sumé podem ser vistas no blog: capsume.wordpress.com.