O Museu Histórico de Monteiro Arnaldo Bezerra Lafayette está expondo os registros da história da festa da padroeira Nossa Senhora das Dores durante esta semana de festividades alusivas à santa na cidade.
O Gerente do Museu Histórico Carlos Paiva confirmou que entre os registros histórico está a foto, que consta da comissão organizadora da Festa da Padroeira de Monteiro datada de 15 de agosto de 1952.
No registro estão presentes Darcilio Gomes Rafael (vereador e comerciante), Pierre, Brasil, Oscar Neves (Fazendeiro), Dr. Agenor Lafayette, Professor Valença, Dr. Valdemar Guedes, (Promotor da Comarca), Pedrosa e o Senhor Sebastião Cesar de Melo (Liderança política e fazendeiro).
Além deles estão ainda sentados:
Prefeito Inácio Feitosa, Olimpio Gomes (Comerciante e fazendeiro), Joaquim Lafayette Presidente da Câmara de vereadores, Monsenhor João Honório, Dr. Sinval Fernandes Juiz de Direito da Comarca, e Dr. Jaime Bezerra de Menezes Tabelião do Cartório de 1° Ofício.
Naquela ocasião, de acordo com Carlos Paiva, Gerente do Museu, a festa da padroeira de nossa cidade não era comemorada há mais de 20 anos e esta foi à comissão que retomou a tradição.
Ainda de acordo com Carlos Paiva, neste mesmo ano foi escrito o hino da padroeira de Monteiro com letra de José Ramos e Musica de Pe. José Fidelis.
O acervo está exposto no Museu Histórico localizado na Avenida Getúlio Vargas, ao lado dos Correios e a entrada é franca.