A Secretaria de Saúde de Gurjão promoveu nesta quinta-feira (25) o seu Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti. Durante todo o dia equipes de saúde e limpeza pública se mobilizaram na prevenção de dengue, zika vírus e chikungunya na formação de um verdadeiro mutirão com a população visitando propriedades na busca por focos do mosquito e ambientes que potencialmente sejam usados de criadouro.
A Secretária de Saúde do município, Bruna Moura, informou que ainda não há registros oficiais dessas doenças em Gurjão mas a secretaria está em alerta. Nos últimos dias algumas pessoas começaram a apresentar sintomas que podem ser ligados com dengue, zika vírus ou chikungunya mas sem o diagnóstico através de exame não há notificação “o pessoal que está com a sintomatologia que são as pintinhas nas pele, dores nas articulações, febre, dores de cabeça e olhos avermelhados, são casos que podem ser uma dengue, uma chikungunya ou um zika, só que pra a gente confirmar só com a sorologia então todos os pacientes que estão com os sintomas estão com a sorologia marcada e essa sorologia só faz a partir do décimo primeiro dia após o aparecimento dos sintomas da doença”, explicou a secretária.
Bruna Moura ainda comentou o aspecto climático propício para a proliferação do mosquito que, com as últimas chuvas registradas na cidade a possibilidade de haver água parada é maior, fazendo com que o Dia D seja ainda mais importante. “Essa luta não é só da saúde e sim da população pois estamos enfrentando um grande problema de saúde pública com relação a este mosquito”. Sobre as ações da secretaria, a secretária informou que os cuidados continuarão e a equipe estará intensificando os trabalhos para que o que foi realizado no Dia D seja uma luta diária até afastar de vez a ameaça de contaminação pelo mosquito, “Junto com os garis, agentes comunitários de saúde e os de endemias vamos fazer uma varredura nas ruas do município como também nas residências por isso peço a colaboração da população para que não tenha resistência para a gente fazer a varredura no seu próprio domicílio”.
Mesmo ainda não tendo notificação dos casos dessas doenças no município, o Prefeito Ronaldo Queiroz informou que está diariamente conversando com toda a equipe da atenção básica em saúde e que deixou a estrutura da Prefeitura à disposição para que a população tenha assegurada a prevenção e, se for o caso, o tratamento adequado. Através de combate, prevenção e orientação a Prefeitura trabalha pelo bem estar da população tornando o município livre de dengue, zika vírus e chikungunya.