O combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya, está sendo intensificado no município de Monteiro. Agentes municipais de combate às endemias realizam a aplicação de larvicida em locais críticos, de difícil acesso, em áreas residenciais da cidade, que já foram identificadas e que estão tendo uma atenção maior no trabalho dos agentes para eliminar os focos.
A ação coordenada pelo setor de Vigilância em saúde do Município tem o objetivo de exterminar os focos do mosquito através da eliminação de água parada e aplicação de larvicida. A força-tarefa contra o mosquito transmissor da dengue está sendo organizada pelo Setor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde.
Como parte da ação, os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) da Vigilância em Saúde e os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) realizam ações de controle com bloqueios de criadouros, identificação de pontos de água parada e outros focos de reprodução do mosquito, orientações sobre prevenção e cuidados, inspeção de imóveis especiais e pontos estratégicos que podem se tornar essenciais para uma proliferação do mosquito.
De acordo com o supervisor dos ACE´s, Wladmir Nóbrega, o trabalho de difícil acesso é realizado várias vezes a cada ciclo, após a visita do ACE e a constatação do difícil acesso para a aplicação de larvicida em locais críticos nas residências que os moradores não tem escada para que o trabalho seja concluído. Ele disse que a partir daí, a um agendamento onde a equipe realiza um mutirão e visitas às moradias realizando o trabalho de combate e exterminando os focos.
A secretária de Saúde do município, Ana Paula Oliveira, fez questão de pontuar que, “ações simples podem ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti e o segredo está nos cuidados com os diferentes ambientes, principalmente no quintal de casa. Toda comunidade precisa estar ciente que é papel de todos evitar a proliferação do Aedes Aegypti. E que trabalhando juntos, gestão e sociedade, nós venceremos essa luta.”