O secretário de Estado da Saúde da Paraíba, Geraldo Antônio Medeiros, voltou a fazer previsões sobre a possibilidade da realização de festas, como em tempos anteriores a pandemia, no Brasil. Em entrevista à rádio Caturité FM, nesta quinta-feira, 1º, o médico afirmou que, na sua concepção, o pais ainda não terá condições de realizar uma festa como o carnaval, em fevereiro de 2022.
Segundo ele, a crença leva em consideração o longo caminho que ainda deverá ser percorrido para a conclusão do ciclo – vacinação em massa – de imunização de toda a população brasileira acima dos 18 anos. Geraldo relembrou que, no início deste ano, ele afirmou que nós não teríamos um São João como de costume, o que acabou se concretizando mesmo com as críticas ao seu discurso.
– Nós pensarmos em aglomerações em meio a uma pandemia que ainda não foi controlada, nem no Brasil e nem no restante do mundo, como na Europa que após 10 semanas de decréscimo de casos de Covid-19 está voltando a registrar aumento, ainda é inviável. Na minha concepção , nós não teremos como realizar carnaval, ter aglomeração, em 2022 – cravou.
Ainda nesse ponto, o secretário declarou que é preciso compreender que o vírus, ainda que com a vacinação, continuará presente na vida da população, mesmo que com menor incidência e gravidade.
– É preciso entender que nós viveremos com essa doença ainda durante muitos meses, claro que com um número pequeno de casos, desde que consigamos a imunização coletivo, isto é, 65% dos brasileiros vacinas com a primeira e a segunda dose e por isso que eu acho que, mesmo em fevereiro, nós ainda não teremos condições de promover essas aglomerações – comentou.
Paraíba Todo Dia / Por Victor Silva