A última semana do pleito municipal de 2024 chegou. Faltam apenas 7 dias para milhares de eleitores escolherem o futuro de seus municípios.
Na região do Cariri, a eleição tem sido atípica, com pouco acirramento e disputas judiciais, caminhando para um pleito tranquilo.
Pelo menos oito prefeitos da região, que estão em segundo mandato e não disputam, irão eleger seus sucessores: É o caso de Monteiro, Amparo, Ouro Velho, São Sebastião do Umbuzeiro, Zabelê, São João do Cariri, Boa Vista e Cabaceiras.
Em outros dez municípios, conforme apurado pela reportagem, os atuais prefeitos não terão dificuldades em suas reeleições: Prata, São José dos Cordeiros, Coxixola, São João do Tigre, Camalaú, Congo, São Domingos do Cariri, Santo André, Parari e Livramento.
Já em Sumé, Serra Branca, Caraúbas e Gurjão, o contrário das demais, a eleição polarizou e está acirrada.
Em Caraúbas, vale lembrar, que em 2020, o atual prefeito Silvano Dudu empatou com o candidato Nerivan, e foi reeleito por ser mais velho. Em 2024, Silvano apoia o atual presidente da Câmara, Teinha da Saúde, que disputa contra Nerivan, pelo MDB.
Em Serra Branca, o grupo do atual prefeito, que tem como candidato o atual presidente da Câmara, Kléber Ribeiro, enfrenta o time da famosa banca de apostas PixBet, que lançou Michel Alexandre, que é o favorito na disputa.
Em Gurjão, a disputa polarizada entre o prefeito Zé Elias e o ex-prefeito Ronaldo Queiroz, antigos aliados, tem movimentado a cidade.
Por fim, em Sumé, segundo maior município da região e com a eleição mais acirrada e disputada do Cariri. Manezinho Lourenço (MDB), Dr. Neto (PSB), e Juninho (PL), disputam o comando do município. Lá, o favorito é o atual vice-prefeito Manezinho, mas a eleição poderá ter surpresas.