O deputado federal mais votado nas últimas Eleições 2022, Nikolas Ferreira (PL-MG), usou a tribuna da Câmara dos Deputados para criticar o feminismo no Dia Internacional das Mulheres. Ele colocou uma peruca loura, se nomeou como “deputada Nikole” e criticou mulheres e o movimento feminista.
“Hoje, o dia internacional das mulheres, a esquerda disse que eu não poderia falar porque eu não estava no meu local de fala, então eu solucionei esse problema aqui. Hoje, eu me sinto mulher, deputada Nikole”, disse, colocando na cabeça a peruca.
“Mulheres, retomem a sua feminilidade, tenham filhos, amem a maternidade. Formem a sua família, porque é dessa forma, vocês colocarão luz no mundo e serão, com certeza, mulheres valorosas”, concluiu o deputado.
A repercussão foi negativa principalmente por parte das mulheres que fazem parte do Congresso. A deputada Maria do Rosário (PT-RS), durante sua vez na tribuna, pediu uma “sessão respeitosa” e depois lamentou o ocorrido. Já a deputada Tabata Amaral (PSB-SP) revelou que vai pedir a cassação de Nikolas, alegando falas transfóbicas e preconceituosas do mineiro.