O 7º Festival de Cultura Popular do Cariri Paraibano Zabé da Loca, encerrado na noite deste domingo (10) com a Noite da Poesia, no Teatro Jansen Filho, está sendo considerado como uma das mais animadas e organizadas das sete edições promovidas pela Prefeitura de Monteiro.
O evento teve início na noite da última sexta-feira (8) com apresentações culturais na Praça João Pessoa e a entrega das placas aos homenageados, os mestres da Mazurca Zé Preto, Dudé e João de Amélia que também se apresentaram com um repertório de músicas popular e finalizando com show da banda Forró Gente Boa.
No sábado pela manhã, nas proximidades do Mercado Público houve a apresentação do tradicional projeto Cultura na Feira, com os humoristas Beato Vicente, Pouquito, o ator e contador de “causos” João Badalo e a banda de pífano Pio X do Alto de São Vicente, além dos homenageados João de Amélia, Dudé e Zé Preto.
Ainda na noite do sábado, no Teatro Jansen Filho, aconteceu a encenação do espetáculo de dança, “A Feira”, apresentado pela Companhia de Danças de Campina Grande, e, em seguida show na Praça João Pessoa com a banda Candeeiro Encantado.
No domingo (10) a programação teve início nas primeiras horas da manhã com uma trilha pela Rota Cariri, inauguração do Memorial Zabé da Loca e apresentações culturais e artísticas, coroando com a apresentação do cantor Dejinha de Monteiro.
No período da noite, no Teatro Jansen Filho, aconteceu a 3ª Noite da Poesia, quando se apresentaram os poetas Vinícius Gregório, Tyele Gomes, Marquinhos da Serrinha, Miguel Monteiro, Clóvis Silva e as poetisas Ismênia Tereza e Elânia Lima.