O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou Ricardo Lewandowski como ministro da Justiça e Segurança Pública.
A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União desta segunda-feira (22).
A posse de Lewandowski ocorrerá em 1º de fevereiro. Lewandowski substitui o atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.
Os dois devem se reunir mais tarde para acertar detalhes da transição. Dino deve assumir uma cadeira no Supremo Tribunal Federal no dia 22 do mesmo mês. Lewandowski terá pela frente o desafio de reverter crises na segurança pública no país. A questão das redes sociais também será pauta no Ministério da Justiça.
Além disso, Lewandowski já tem escokhido alguns nomes para compor sua equipe. Ele deve indicar o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mario Sarrubbo, para assumir a Secretaria Nacional de Segurança (Senasp). A informação foi confirmada por interlocutores. O R7 apurou que Sarrubbo recebeu o convite e já aceitou, mas ainda está acertando alguns detalhes, como, por exemplo, o dia quando deverá tomar posse.
A primeira escolhida foi Ana Maria Neves, que acompanha Lewandowski desde os tempos de Supremo e será chefe de gabinete na pasta. O advogado Manoel Carlos de Almeida Neto também deve compor a equipe, como secretário-executivo do Ministério da Justiça. Os nomes devem ser anunciados de forma conjunta.