A partir de maio, os municípios do Cariri para os não-assistidos pela Transposição do São Francisco para o reforço não abastecimento de água com uma conclusão da obra que vai permitir uma captação de captação de água da transposição para a adutora do Congo.
De acordo com a Diretoria de Expansão da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), uma obra de captação é constituída de um poço amazonas com drenos coletores radiais, que vão captar água do Rio Paraíba. A obra está localizada no cruzamento do rio Paraíba com um PB-214, que liga os municípios de Sumé e Congo.
No local, será instalada uma bomba de grande vazão sem poço amazonas para que uma água seja injetada em uma adutora que vem do açude Cordeiro, que fica no Congo, possibilitando o reforço no abastecimento nos municípios de Sumé, Serra Branca, Livramento, Parari, São Paulo José dos Cordeiros e Gurjão.
Ainda segundo a Cagepa, atualmente, uma obra, que custa R $ 1,5 milhão, está com 50% de andamento e deve ficar pronta e em operação em maio.