O programa Opera Paraíba realizou, nesse fim de semana, cirurgias eletivas em 10 cidades de todas as regiões do estado, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos paraibanos. Foram 714 procedimentos, sendo 58 na especialidade de cirurgia geral, 18 ginecológicas, oito bariátricas, 22 ortopédicas, 40 vasculares, 509 oftalmológicas, 54 de otorrino, quatro de urologia, uma pequena cirurgia e uma de mastologia. As cidades contempladas foram João Pessoa, Solânea, Campina Grande, Taperoá, Monteiro, Patos, Coremas, Catolé do Rocha, Pombal e Sousa.
A interiorização do serviço e facilitação do acesso da população às cirurgias eletivas é um dos objetivos do programa, criado pelo Governo da Paraíba em 2019. De lá para cá, já são mais de 131 mil procedimentos realizados.
O marceneiro Newton Cabral, de 53 anos, fez a segunda cirurgia de catarata pelo programa e espera voltar a trabalhar em breve. Ele foi beneficiado no Hospital de Clínicas. “Faz mais ou menos dois meses que fiz a cirurgia do primeiro olho e agora estou aqui pra fazer o segundo olho. Se Deus quiser, vou voltar a trabalhar, já estava enfrentando situação financeira sem poder fazer meus serviços”, contou.
O secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, destaca que o Opera Paraíba diminuiu consideravelmente o tempo de espera pelas cirurgias eletivas por meio da expansão do programa e aumento no número de procedimentos oferecidos. “O Opera Paraíba mudou a história do SUS no nosso estado. Já são mais de 131 mil paraibanos beneficiados com cirurgias de pequeno porte ou de grande complexidade, e principalmente, com a mesma eficiência dos procedimentos realizados nos grandes centros, onde anteriormente esses pacientes tinham que se deslocar para ter acesso ao tratamento”, detalhou.
Para participar do programa é necessário que o usuário tenha indicação cirúrgica e encaminhe os exames e documentos necessários à secretaria de Saúde de seu município ou realize o cadastro no site operaparaiba.pb.gov.br.