O Hospital e Maternidade Santa Filomena, unidade da rede de saúde do Governo da Paraíba em Monteiro, recebeu o programa Opera Paraíba neste fim de semana. Entre a sexta-feira (23) e o domingo (25), foram realizadas 400 cirurgias eletivas oftalmológicas, sendo 300 de cataratas e 100 de pterígio, beneficiando 17 municípios da região do Cariri.
O programa Opera Paraíba é uma iniciativa do Governo do Estado para reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas e agilizar o atendimento da população. Morador de Carnaúba, Simplício Genuíno, 67 anos, foi um dos beneficiados da ação. “Começou com a vista coçando, então, eu usei um colírio que o médico passou, mas foi só aumentando a ferida na vista, a catarata. Quando eu ia andando na rua, às vezes, eu levava uma topada, e a catarata ia incomodando cada vez mais”, contou enquanto aguardava para fazer a cirurgia de catarata do segundo olho.
De acordo com a diretora geral da unidade, Adriana Rodrigues, este fim de semana foi um marco para o Hospital de Monteiro, já que foi iniciada a realização de cirurgia de pterígio. “É uma satisfação muito grande receber o Opera Paraíba e poder realizar 400 procedimentos em um final de semana, iniciando as cirurgias de pterígio em nosso hospital. Esse marco demonstra o compromisso e a excelência no atendimento oftalmológico do Governo do Estado, beneficiando não apenas os pacientes de Monteiro, mas toda a região do Cariri que contempla 17 municípios”, disse.
Para ser atendido, o usuário deve procurar as Secretarias de Saúde de cada município ou fazer o cadastro acessando a página operaparaiba.pb.gov.br. Desde que foi lançado em 2019, o Opera Paraíba já atendeu mais de 90 mil pessoas com cirurgias de baixa, média e alta complexidade, beneficiando a vida de paraibanos como o seu Genuíno que, agora, vai poder realizar seu trabalho na roça.