A equipe itinerante do Programa Opera Paraíba esteve nesse final de semana no Hospital Distrital de Taperoá, onde realizou 68 cirurgias eletivas. A ação, uma iniciativa do Governo da Paraíba para diminuir o tempo de espera por um procedimento cirúrgico, aconteceu durante três dias e atendeu usuários de 18 municípios da região do Cariri. Dessa vez, foram disponibilizadas cirurgias de histerectomia, hernioplastia, vasectomia, laqueadura, vesícula.
Esse o Programa Opera Paraíba já realizou mais de 500 cirurgias no Hospital Distrital de Taperoá. O diretor-geral da unidade, Levi Firmino, explica que a realização das cirurgias em Taperoá facilita a logística de acesso do paciente e acompanhante. “Como os usuários recebidos aqui são de municípios da região, é muito mais fácil para chegar no hospital, sem falar que o tempo de deslocamento é bem menor. Eles se sentem em casa”, enfatiza.
Todos os procedimentos realizados pelo programa atendem às demandas de usuários cadastrados por meio do operaparaiba.pb.gov.br ou das secretarias de saúde dos municípios. Os pacientes são chamados de acordo com a ordem de cadastro.
De janeiro a julho de 2023, o Opera Paraíba realizou 23.206 procedimentos cirúrgicos em todo Estado. Entre as cirurgias realizadas em maior volume pelo programa estão as cirurgias de catarata, colecistectomia (retirada de vesícula), histerectomia e hernioplastia (hérnia). A iniciativa avança na média de cirurgias de catarata por mês, passando de 550 no primeiro semestre a 800 no início do segundo. Até o momento, já foram realizados 3.968 procedimentos só dessa especialidade.