Nesta quinta-feira (11), a 14ª Delegacia Seccional de Polícia Civil da Paraíba, como sede em Monteiro, no Cariri paraibano, finalizou o Inquérito Policial da chamada OPERAÇÃO SEM FRONTEIRAS, que teve início em 23 de março de 2023, após o jovem HENRIQUE OLIVEIRA CHAVES, de 27 anos, ser alvejado e morto por disparos de arma de fogo, em plena luz do dia, no Centro do município do Congo.
No mesmo dia, 23 de março de 2023, em ação conjunta entre as Polícias Civil e Militar, foram presos em flagrante D.N.S., de 38 anos de idade, que é natural de Bezerros/PE, que foi responsável pelo transporte do pistoleiro contratado para executor o delito, e L.A.A.C., de 40 anos de idade, que deu auxílio material ao crime, tendo cedido uma propriedade rural sediada em Jataúba/PE, onde foi preparada e planejada a ação criminosa.
Na audiência de custódia, D.N.S. foi colocado em liberdade.
Foram apreendidos celulares, o veículo FIAT SIENA, COR BRANCA, com placa falsa, bem como identificado o veículo VW GOLF, COR PRATA, utilizado pelo mandante do delito para guiar o pistoleiro e D.N.S. até o local da execução.
As investigações continuaram e foram identificados mais dois autores do delito, o mandante, responsável pela contratação e paga do pistoleiro, bem como pelo fornecimento da arma do crime e de placas falsas que foram utilizadas no FIAT SIENA, COR BRANCA, que foi usado durante o crime, e o executor direito. O carro GOLF é registrado no nome do genro do mandante.
De posse de todos esses elementos, bem como extraídas as informações contidas nos aparelhos de telefonia celular apreendidos, foi possível constatar, também, que D.N.S. havia mentido em seu interrogatório, já que possuía amizade antiga com o pistoleiro, de quem chegou a ser vizinho na cidade de Caruaru.
Assim, representou-se pela decretação da prisão preventiva de D.N.S., do mandante, D.J.A., de 61 anos de idade, e do pistoleiro de 24 anos de idade, e expedição de mandados de busca e apreensão domiciliar para as suas residências, o que foi deferido pelo Juízo competente.
As diligências da OPERAÇÃO SEM FRONTEIRAS foram divididas em três etapas, por questão de estratégia operacional, tendo a última sido executada ontem e culminado, em resumo: na prisão de três pessoas, do mandante, D.J.A., em Camalaú/PB, do motorista do executor, D.N.S., em Caruaru/PE, e de L.A.A.C., em Jataúba/PE; e no cumprimento de 04 (quatro) mandados de busca e apreensão domiciliar nas cidades de Camalaú/PB, Congo/PB, Caruaru/PE e Santa Cruz do Capibaribe/PE.
O executor direto do crime, identificado como LUCAS RANIELE FRANCELINO DE SALES MELO, de 24 anos de idade, residente em Caruaru/PE, não foi localizado e se encontra foragido, a polícia pede que quem o vir, ou tiver informações que possam levar a seu paradeiro, informe a Polícia Civil através do número 197.
Abaixo a imagem do foragido:
Ascom