As forças de Segurança da Paraíba lançaram, na tarde de ontem (19) a operação Tiradentes. A ação contará com um efetivo de 1.679 profissionais, reunindo polícia militar, civil e corpo de bombeiros. O objetivo, segundo o Governo da Paraíba, é intensificar as ações de prevenção e repressão qualificada à violência durante o feriadão. 900 câmeras espalhadas pelo estado também irão auxiliar as equipes de segurança.
O lançamento da operação ocorreu com as presenças do vice-governador Lucas Ribeiro, do secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, e demais gestores da pasta. Na mesma oportunidade, houve uma reunião entre os comandos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Delegacia Geral e Superintendência do Detran, para apresentação dos indicadores criminais de janeiro a março e resultados obtidos na região de Campina Grande.
Segundo informações obtidas pela reportagem, durante a ‘Tirandentes’ a Polícia Militar terá seu maior foco em operações preventivas, fazendo pontos base nas imediações de escolas e creches, além de locais de maior circulação de pessoas, pontos de checagem, realização da operação Cidade Segura, e reforço do policiamento nas rodovias. Já a Polícia Civil vai manter delegacias de plantão para atendimento ao público, mobilizando equipes para registro de ocorrências, lavratura de procedimentos, e continuidade do trabalho investigativo e velado desenvolvido pela instituição.
O Corpo de Bombeiros vai atuar com postos de guarda-vidas, utilização de drones, atendimento de urgência e emergência, advertências e fornecimento de informações.