O Capítulo da Ordem DeMolay, Manoel Martinez Fernandes, localizado no município de Monteiro, realizou na noite desta quinta-feira (27), uma Sessão Solene em Homenagem a Ordem, na Câmara Municipal. A Ordem DeMolay é uma sociedade mantida pela Maçonaria, voltada para jovens do sexo masculino, com idade entre 12 e 21 anos.
Apoiada pelos maçons, a Ordem DeMolay é uma instituição que busca incentivar os jovens para que, ao completar a maioridade, contribuam com a comunidade. A instituição foi fundada nos Estados Unidos em 24 de março de 1919, em Kansas City, Missouri, pelo maçom Frank Sherman Land.
A sessão vai comemorar o Dia do Demolay, celebrado em 18 de março e incluído no calendário de datas oficiais por lei sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Lei 12.208/2010).
O Dia do DeMolay se reporta à data da morte de Jacques DeMolay, personagem que inspirou a organização. Ele foi o último grão-mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários, levado à fogueira pela Inquisição católica em 18 de março de 1314, depois de se recusar a assumir culpa por atividades anticristãs.
A ordem militar dos Cavaleiros Templários foi fundada no século 12 com o intuito de proteger os peregrinos que viajavam para os ‘lugares santos’ na Palestina. Vinculada à Igreja Católica, tornou-se rica e poderosa, sendo perseguida mais tarde pelo rei Felipe, o Belo, da França, que conseguiu sua supressão no começo do século 14. Na época, vários templários foram presos e executados, entre eles, Jacques DeMolay.
A Ordem DeMolay é baseada em princípios filosóficos e filantrópicos e é mantida e patrocinada pela Maçonaria. A entidade atua no Brasil desde 1980 e é formada por um corpo de lojas, denominadas Lojas de Perfeição e Simbólicas.
A formação dos integrantes inclui dois graus básicos e o segundo grau. Os básicos são o iniciático e o DeMolay e o segundo grau é composto por estágios históricos, filosóficos e honoríficos, que compõem a Ordem da Cavalaria.