O município de Ouro Velho, no Cariri da Paraíba, está entre os 71 municípios da Paraíba que oferecem condições para informatizar os conselhos tutelares no estado.
A informatização dos conselhos tutelares é de fundamental importância pois será a partir desta estrutura que será implantado o Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia), uma base de dados estatísticos e de informações importante para subsidiar, em todo o País, a adoção de decisões governamentais nas políticas públicas destinadas ao público infantojuvenil.
A secretaria de Assistência Social de Ouro Velho, Aline Lucena, informou ao Política Parahyba que o município já está apto a receber o programa Sipia – CT e que a informatização já havia sido implantada na gestão da ex-prefeita Natália de Dr. Júnior.
“O nosso município já está apto a receber o Sipia. O programa de informatização do conselho tutelar em Ouro Velho já havia sido implantado na gestão da ex-prefeita Natália e está tendo um prosseguimento na gestão Augusto Valadares,” informou a secretária.
De acordo com a coordenadora do CAO CAE, a promotora de Justiça Juliana Couto, explicou que a base do Sipia-CT é o Conselho Tutelar, que coleta os dados de acordo com as ocorrências atendidas no município.
“Essa ferramenta permite aos conselheiros tutelares acompanhar, avaliar e planejar suas ações em prol da qualificação do atendimento prestado. O sistema permite a comunicação direta entre o órgão tutelar e as entidades de atendimento ou órgãos do Sistema de Garantia de Direitos previamente cadastrados, aperfeiçoando a interlocução intersetorial, de sorte a otimizar o fluxo de expedientes. Além disso, é a partir do Sipia que relatórios estatísticos podem ser produzidos e esses relatórios podem assessorar o poder executivo local na elaboração de proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos de crianças e adolescentes”, detalhou.