O ato de lavar as mãos com sabão é fundamental na luta contra doenças infecciosas, incluindo a COVID-19. Pequenas atitudes como esta podem fazer a diferença na vida das pessoas, principalmente das crianças, e evitar as doenças germinadas e antibacterianas.
Por essa razão, a Prefeitura de Ouro Velho, por meio das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistencia Social, em parceria com o Selo Unicef, implementou nesta segunda-feira o Programa Lavagem de Mãos.
“Essa iniciativa faz parte das ações para a certificação do Selo Unicef para que o governo municipal forneça higiene das mãos como investimento em saúde pública e resiliência econômica. O programa tem como meta atingir todas as escolas municipais com o programa implementado.” Garantiu o prefeito Augusto Valadares.
Para o vice-prefeito e Articulador do Selo Unicef, Paulo Júnior, a implantação do Programa de Lavagem de Mãos e higiene para crianças e adolescentes, na pré-escola e séries iniciais do ensino fundamental, é proposto pelo Resultado Sistêmico 3 do SELO UNICEF, que visa promover essa prática tão essencial em termos de saúde pública para manter os estudantes nas escolas, promover a educação e evitar doenças e agravos relacionados à falta de higiene no ambiente escolar.
Todo trabalho é voltado na importância de lavar as mãos e levar esse ensinamento às crianças. Com isso, o intuito é estimular os hábitos de lavar as mãos, prevenir a saúde e conscientizar e serem multiplicadoras para suas famílias.
A partir desta ação, o município se compromete a capacitar profissionais de educação, saúde, proteção social e saneamento básico para a implementação do programa de lavagem de mãos e acesso a água e saneamento nas escolas.
O Programa de Lavagem de Mãos nas escolas do município ocorre seguindo o seguinte cronograma:
Segunda-feira (31/07)
Manhã
8h30 – Escola do Campo Lourenço Barão
10h – Escola Campo Joaquim Bernardo
Tarde
14h – Creche Natalice de Souza Lima
15h – Jacinto Dantas Filho
Terça-feira (01/08)
Manhã
8h- Creche Natalice de Souza Lima
9h- Jacinto Dantas Filho
10h- Jacinto Dantas
Implementação do Programa
A higienização das mãos, com água e sabão, é uma medida simples e fundamental a ser implementada no ambiente escolar. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que esta prática regular ajuda a reduzir a ausência dos estudantes às atividades escolares em torno de 40-50% devido à Doenças Diarréicas Agudas (DDA), gripe e conjuntivite, por exemplo. Pequenas atitudes como lavar as mãos podem fazer a diferença na vida das pessoas e evitar as doenças germinadas e antibacterianas.
O programa lavagem das mãos oferta uma série de atividades a serem desenvolvidas em sala de aula pelos professores como sugestão de experiências, atividades, oferta também materiais sobre a temática prontos para impressão como cartazes, folders, etc.