Depois de passar pelos municípios de João Pessoa, Assunção, Areia e Catolé do Rocha, o projeto ‘Agosto das Letras’, da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), encerra sua jornada de 2024 em Ouro Velho. As atividades da edição comemorativa de 10 anos do festival de literatura começam nesta terça-feira (27) e se estendem até a quinta-feira (29). O acesso à programação é gratuito.
Em Ouro Velho, a abertura do evento conta com Mostra de Curtas Infantis e presta uma homenagem ao poeta Chico D’Assis e Márcio de Melão. Ainda no primeiro dia tem apresentação da Banda Filarmônica Pedro Viana e Grupo Idosos de Ouro, além de exposição de HQs e de livros da Editora A União. As atividades da abertura se concentram no Clube Municipal (veja programação completa dos três dias ao final desta matéria).
Em sua 10ª edição, o projeto ‘Agosto das Letras’ faz uma homenagem à literatura paraibana. A proposta é fortalecer esta linguagem cultural através de atividades, como: contação de histórias, lançamentos de livros, saraus e vivências. Além disso, o projeto conta ainda em sua programação com o ‘Quadrinhos Intuados’, onde leitores, entusiastas, pesquisadores, escritores e ilustradores se reúnem para celebrar as HQs. O Prêmio Literário José Lins do Rêgo é outra iniciativa importante que surge a partir do Agosto das Letras.
Em parceria com a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), autores e autoras da Paraíba são premiados com publicações de suas escritas, nas categorias: conto, crônica, romance, literatura infanto-juvenil e poesia. O edital da premiação foi publicado no site da Funesc, onde também é possível acessar o formulário de inscrição.