A Paraíba deveria entrar em ‘lockdown’, ação decretada por governos e que fecha praticamente todos os serviços e o comércio, com exceção de serviços essenciais, como supermercados, farmácias e postos de gasolina, por 14 dias para atenuar os efeitos da segunda onda da pandemia do novo Coronavírus. O alerta é da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e foi feito através de um documento divulgado para todo o país.
O documento destaca ainda o agravamento do cenário nacional, que apresenta valores extremamente altos de casos e óbitos diários por covid-19, a preocupante permanência da tendência de aceleração da transmissão do Sars-CoV-2 e o quadro muito crítico das taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil.
“Desde o início do mês de março, o país assiste a um quadro que denota o colapso do sistema de saúde no Brasil para o atendimento de pacientes que requerem cuidados complexos para a covid-19. Este colapso não foi produzido em março de 2021, mas ao longo de vários meses, refletindo os modos de organização para o enfrentamento da pandemia no país, nos estados e nos municípios”, alertou a Fiocruz.