Todos os grupos prioritários atingiram a meta da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe 2016 na Paraíba. Segundo dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) divulgados nesta terça-feira (24), foram aplicadas 735.515 doses, o que representa cobertura de 86,23%. A cobertura, por grupo prioritário, foi: trabalhadores da saúde (123,87%), crianças (80,33%), gestantes (85,13%), puérperas (88,97%), Indígenas (85,57%) e idosos (84,74%).
De acordo com a gerente estadual de Imunização, Isiane Queiroga, os municípios que ainda não atingiram a meta devem continuar vacinando. “Ainda temos 33 municípios sem cobertura adequada. Estes municípios devem continuar a vacinação buscando atingir a meta”, disse.
Isiane avalia como positivos os resultados da campanha de vacinação. “A Paraíba se destacou nessa campanha com uma cobertura boa, em tempo oportuno, graças ao empenho de todos os profissionais envolvidos com a imunização do Estado, garantindo homogeneidade e minimizando os riscos de complicações e óbitos da doença nos grupos prioritários”, concluiu.
Campanha – A campanha deste ano foi aberta oficialmente no dia 30 de abril e teve por objetivo diminuir os riscos das complicações de doenças respiratórias, reduzindo a mortalidade por diferentes tipos de gripes. “A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações nos grupos prioritários”, acrescentou Márcia.
A vacina contra a gripe é trivalente, ou seja, previne contra as complicações referentes a três tipos do vírus: H1N1, H3N2 e B.