Autoridades sanitárias da Paraíba estão em alerta para o risco do aumento de casos de dengue depois do carnaval, entre março e abril. Três estados e o Distrito Federal declararam estado de emergência devido à alta no registro da doença.
A técnica de arboviroses da Secretaria de Estado da Saúde, Carla Jaciara, afirmou que, ao total, duas mortes estão em investigação no estado. Ela ainda detalhou que há uma crescente acentuada de casos, mas que isso ainda não pode ser considerado um surto, diferente de outas unidades da federação.
“A tendência é de aumento. No momento não estamos em uma situação de epidemia. É momento de ficarmos em alerta, tanto a população, como profissionais de saúde também. Ser decretado emergência pública ainda não é uma possibilidade”, afirmou a técnica da SES.
Diferentemente de outras doenças virais infectocontagiosas, a dengue, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, preocupa as autoridades, sobretudo, em cidades onde há uma maior dispersão de pessoas durante o carnaval, quando os proprietários das residências não têm a possibilidade de cuidar do seu domicílio.
“A gente vem fazendo um trabalho porque alguns estados já vem apresentando uma situação de epidemia, de alarme. A secretaria se preocupa com uma tendência pós-carnaval. Visitas técnicas em municípios que têm óbitos em investigação”, disse Carla Jaciara.