Paraíba se destaca entre os três estados com maior participação no Enem no país

A Paraíba se destacou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente à edição de 2023, figurando em terceiro lugar no ranking dos estados com maior participação. Os resultados do Exame foram divulgados nesta terça-feira (16) pelo Ministério da Educação (MEC) e já estão disponíveis para consulta por meio da Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante), utilizando o login único da plataforma gov.br. As provas foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro de 2023, contando com a participação expressiva de mais de 4 milhões de inscritos e 2,73 milhões de participantes, o que gerou um índice de participação de 68% no país. Na Paraíba, os dados revelam que na rede pública de ensino, que conta com 32.697 matrículas, 92,0% dos alunos, ou seja, 30.068, se inscreveram para o Enem.

Dentro desse contingente, 70,7% (21.249) efetivamente participaram do exame, representando uma significativa taxa de participação em relação aos inscritos (70,7%) e concluintes (65,0%). Quando se amplia o olhar para o conjunto dos concluintes do Ensino Médio no estado, com um total de 38.440 matrículas, observa-se uma inscrição de 92,1%, somando 35.414 participantes. Desses, 74,7% (26.471) marcaram presença no exame, representando uma taxa de participação entre os inscritos de 68,9%. Deste modo, a Paraíba se destaca na participação do Enem, figurando em terceiro lugar no ranking geral dos estados com maior participação e quarto lugar quando considerada apenas a Rede Pública de Ensino.

Visando consolidar informações importantes para o planejamento educacional no estado, a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), lançou, também nesta terça-feira (16), uma plataforma de coleta de dados para que os estudantes possam acessar e preencher com seus resultados no Enem 2023. O acesso deve ser feito por meio do link bit.ly/ColetaENEM2024PB . Para completar o formulário, os estudantes devem informar a escola em que estudam, Gerência Regional de Ensino, regime, idade, se foi participante dos programas da pasta, entre outras informações.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar