O estoque de testes de detecção de Covid-19 na Paraíba é suficiente apenas para mais 10 dias. Parte dos kits para testes de PCR, que detectam o coronavírus, não foram repassados pelo Ministério da Saúde para a Paraíba, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PB).
O governo do estado já comprou material e aguarda chegada. A secretaria informou que os kits de extração comprados pelo estado são esperados para chegar antes do fim desse prazo.
De acordo com a SES-PB, os kits de exames para Covid-19 enviados recentemente pelo Ministério da Saúde foram incompletos, contendo a parte de amplificação (segunda etapa) e faltando a de extração (primeira etapa).
Além da Paraíba, outros estados como Minas Gerais e Tocantins também relataram a ausência dos kits de extração. O Ministério da Saúde declarou que falta o reagente, insumo usado para a extração, mas é um problema mundial.
O Ministério de Saúde também informou que tem investido em tecnologia para não precisar utilizar o reagente na extração.