A UEPB – Universidade Estadual da Paraíba, através Campus VI – Poeta Pinto do Monteiro, está oferecendo desde o mês de agosto, um curso de geometria para professores das escolas municipais de Monteiro que lecionam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, dentro de uma parceria coma Prefeitura de Monteiro.
O curso é uma iniciativa do Leitura e Escrita em Educação Matemática – Grupo de Pesquisa (LEEMAT), e está sendo disponibilizado para os professores da rede municipal.
SOBRE O LEEMAT
Em sua origem, o LEEMAT- Leitura e Escrita em Educação Matemática , tem como objetivo pesquisar sobre como está se desenvolvendo o ensino de geometria nos anos iniciais nas escolas, e em contrapartida aos professores e às escolas da rede municipal de ensino, apresentar uma proposta que inverte a lógica tradicional.
“Iniciamos pela geometria espacial, com elementos do cotidiano dos alunos, das artes, da arquitetura, para depois estudarmos a geometria plana”, disse o Professor José Joelson.
No total, serão beneficiados cerca de 20 professores de 16 escolas públicas de Monteiro, mais a equipe técnica da Secretaria de Educação do município. Ao final, a capacitação deve alcançar um público superior a 600 alunos que estudam nas escolas beneficiadas pelo projeto da UEPB.
Conforme explicou o professor Joelson Pimentel, o objetivo é oferecer formação em Geometria mudando a lógica tradicional, em que os participantes passam a utilizar elementos do cotidiano.
“A proposta é formar professores para que mudem sua relação com a Geometria, percebendo o seu valor interdisciplinar com as artes, a história e a filosofia” explicou.
O curso teve inicio no dia 21 de agosto e se estende até a última semana de outubro, sendo ministrado por alunos e professores integrantes do LEEMAT.