Está em andamento em Sumé, os cursos do Paraíbatec, que funciona em parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal.
Neste primeiro momento estão sendo ofertados aos estudantes sumeenses, os cursos de: bombeiro civil, assistente administrativo, cuidador infantil, microempreendedor individual (MEI) e operador de caixa, com participação de 125 estudantes.
Os cursos têm duração média de 3 a 4 meses, variando de 160 a 240 horas, as aulas acontecem de segunda a sexta-feira das 19h às 22h, na Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz.
Para o supervisor do programa em Sumé, Messias Alexandre, o Paraibatec é um resultado de parcerias. “Temos as gestões do estado e do município que pensam na qualificação, na melhoria profissional e no empreendedorismo das pessoas, e isso tem sido uma marca do governo do prefeito Éden que tem buscado constantemente parcerias com diversas instituições de ensino, na finalidade de ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica no município”, avaliou Messias.
A aluna do curso de microempreendedor individual, Hyonara Maciel, disse que está no curso para buscar melhorias para o seu comercio. “Estou apreendendo bastante, estou com muitas ideias que irão ajudar a aperfeiçoar meu empreendimento”, declarou.
Após o carnaval, novas turmas serão iniciadas para os cursos de: balconista de farmácia, Inglês básico, assistente administrativo (turma 2), bombeiro civil (turma 2), cuidador infantil (turma 2) e organizador de eventos.